artigos

a vaidade

“Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.”
Eclesiastes 1:1-5

Meus amigos, nesta pequena leitura do livro de eclesiastes , podemos tirar algumas conclusões.
O que é vaidade afinal?
Temos que tomar cuidado, principalmente os que ficam em evidência, tanto em celebrações das Santas Missas ou reuniões de grupos de oração. Qual seu papel? Qual sua função? Muitos dirão, “é servir a Deus”...más é mesmo? O carinho com que fazemos nossas funções é condizente com a importância que temos para tal evento? Temos o devido respeito ao Sagrado que proclamamos? Tratamos com devido respeito nossos irmãos participantes? Digo isso meus amigos, pois a evangelização é o objetivo principal... "Embora eu seja livre em relação a todos, tornei-me o servo de todos, a fim de ganhar o maior número possível" (1 Cor 9,19), já dizia São Paulo em suas cartas. Nosso exemplo no tratar das celebrações e reuniões tem muitíssima importância no resultado final da evangelização, qual participante daria crédito as palavras de um pregador ou até mesmo de um padre se a sua própria equipe não demonstra crer naquilo que é dito?
De nada adianta nosso trabalho se não deixarmos nossas vaidades de lado e nos entregarmos, temos que assumir nossas funções verdadeiramente, temos que "ser"...não simplesmente "estar".
Todos nós somos muito importantes dentro de nosso ministério, seja qual for, mas ele existiria e continuará existindo sem a nossa presença. Sejamos honestos conosco, com nossos irmãos e principalmente com Deus, deixando nossas vaidades de lado e nos entregando verdadeiramente as nossas funções, tendo ágape verdadeiro, aceitando nossas limitações, e principalmente, aceitando as limitações de nossos irmãos.
Leandro